fbpx

A importância do Briefing

O briefing é um documento que reúne todas as informações necessárias para elaborar um projeto especifico, que pode ser o desenvolvimento de um site, uma campanha publicitária, a criação de um e-book, entre outros. Este documento deve conter informações claras que auxilie às equipes de marketing a fazer o planejamento das ações de acordo com os objetivos estipulados. Ele deve conter informações como a história da marca, público-alvo, análise dos concorrentes, metas e prazos. 

Por que o briefing é importante?

Muitas vezes, devido a pressa, o briefing é deixado de lado ou feito de forma incompleta para agilizar o processo de execução, no entanto, essa prática deve ser evitada. Um briefing mal formulado, ao invés de ajudar, prejudica o trabalho, resultando numa persona incorreta e em refações ao longo do projeto. 

Além de ajudar no entendimento dos objetivos e desafios da empresa, o briefing possibilita seguir um caminho correto definido no planejamento para que os resultados sejam alcançados. Com ele em mãos, toda a equipe consegue se manter inspirada e motivada, uma vez que já ela já conhece o cliente e os motivos por trás daquela ação. 

O que deve conter em um briefing?

Não é complicado criar um briefing. Basta abrir um arquivo no word e formular algumas perguntas que podem ajudar no desenvolvimento e execução do projeto. Abaixo seguem alguns tópicos para te ajudar na criação do seu briefing:

Quem é o cliente? 

Reuna informações históricas sobre a empresa, produtos, serviços, diferenciais, valores da marca e principais concorrentes, pontos positivos e negativos. 

Qual o objetivo do projeto? 

Qual o objetivo que levou o seu cliente a fazer uma campanha publicitária e quais as metas que ele pretende alcançar?

Público-alvo 

Qual o perfil ideal do seu cliente? Qual a faixa etária, classe social, praça de atuação, comportamentos e interesses?

O cliente já fez alguma comunicação?

Solicite informações de campanhas publicitárias passadas, seus resultados e principais KPIs.

Qual o prazo?

É importante definir os prazo de cada etapa do projeto, alinhando as expectativas do cliente com as possibilidades de entrega da sua equipe. 

Investimento

Qual investimento disponível para o projeto? 

Viu? O briefing é uma ferramenta muito poderosa para a execução de um trabalho. Seguindo esse roteiro, fica mais fácil desenvolver um bom briefing para apoiar o seu time na execução do projeto, bem como, satisfazer o desejo do cliente. 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *