O briefing é um documento que reúne todas as informações necessárias para elaborar um projeto especifico, que pode ser o desenvolvimento de um site, uma campanha publicitária, a criação de um e-book, entre outros. Este documento deve conter informações claras que auxilie às equipes de marketing a fazer o planejamento das ações de acordo com os objetivos estipulados. Ele deve conter informações como a história da marca, público-alvo, análise dos concorrentes, metas e prazos.
Por que o briefing é importante?
Muitas vezes, devido a pressa, o briefing é deixado de lado ou feito de forma incompleta para agilizar o processo de execução, no entanto, essa prática deve ser evitada. Um briefing mal formulado, ao invés de ajudar, prejudica o trabalho, resultando numa persona incorreta e em refações ao longo do projeto.
Além de ajudar no entendimento dos objetivos e desafios da empresa, o briefing possibilita seguir um caminho correto definido no planejamento para que os resultados sejam alcançados. Com ele em mãos, toda a equipe consegue se manter inspirada e motivada, uma vez que já ela já conhece o cliente e os motivos por trás daquela ação.
O que deve conter em um briefing?
Não é complicado criar um briefing. Basta abrir um arquivo no word e formular algumas perguntas que podem ajudar no desenvolvimento e execução do projeto. Abaixo seguem alguns tópicos para te ajudar na criação do seu briefing:
Quem é o cliente?
Reuna informações históricas sobre a empresa, produtos, serviços, diferenciais, valores da marca e principais concorrentes, pontos positivos e negativos.
Qual o objetivo do projeto?
Qual o objetivo que levou o seu cliente a fazer uma campanha publicitária e quais as metas que ele pretende alcançar?
Público-alvo
Qual o perfil ideal do seu cliente? Qual a faixa etária, classe social, praça de atuação, comportamentos e interesses?
O cliente já fez alguma comunicação?
Solicite informações de campanhas publicitárias passadas, seus resultados e principais KPIs.
Qual o prazo?
É importante definir os prazo de cada etapa do projeto, alinhando as expectativas do cliente com as possibilidades de entrega da sua equipe.
Investimento
Qual investimento disponível para o projeto?
Viu? O briefing é uma ferramenta muito poderosa para a execução de um trabalho. Seguindo esse roteiro, fica mais fácil desenvolver um bom briefing para apoiar o seu time na execução do projeto, bem como, satisfazer o desejo do cliente.