O mundo do marketing digital é repleto de possibilidades e vai muito além de publicações em redes sociais. É um conjunto de atividades que engloba estratégias como Inbound Marketing, SEO, Redes sociais, Marketing de Conteúdo, entre outros, e tem o objetivo de atrair negócios, desenvolver a identidade da marca e criar laços com o consumidor.
As ações relacionadas as mídias digitais depende de uma diversidade de fatores e um deles diz respeito a mídia paga utilizada para promover marcas em ambientes digitais.
Neste texto vamos discutir a diferença entre a mídia paga e a mídia orgânica e seus propósitos. Apesar de cada uma ter sua particularidade, elas possuem um objetivo comum, fazer com que o seu negócio se destaque, ganhando notoriedade em sua área de atuação e fidelização do público alvo.
Mídia Orgânica
Quando se fala em mídia orgânica, geralmente se fala de canais em que não é necessário fazer um investimento direto para obter visibilidade. De forma simplificada, é a mídia não paga. Ela possui a capacidade de gerar engajamento nos conteúdos lançados, despertando o interesse das pessoas sem a necessidade da criação de anúncios. É a conquista de um espaço de forma natural por tempo indeterminado.
A vantagem de utilizar a mídia orgânica é que ela gera credibilidade. Quando bem empregada, pode trazer resultados de médio a longo prazo, tornando sua marca relevante no mercado, aumentando a confiança dos seus clientes.
É importante destacar que esse tipo mídia não é gratuito. Apesar de não dispor de um investimento em anúncios, é preciso dedicar tempo e dinheiro indiretamente, pois a sua essência está no conteúdo que é ofertado para os clientes, ou seja, você vai precisar de um profissional habilitado e que possua domínio das principais plataformas.
Um ponto importante da mídia orgânica é que o retorno costuma ser mais lento. Ela deverá ser revisada constantemente para continuar relevante e bem posicionada. Entre os principais tipos de mídia orgânica estão artigos para blog, postagens nas redes sociais, e-books e infográficos.
Mídia paga
O termo mídia paga refere-se ao uso de canais que requer investimento para possibilitar a visibilidade dos conteúdos e engajamento com a marca. A grande vantagem da Mídia paga é a possibilidade de definir um público que você deseja alcançar e segmentar seus anúncios com bases em interesses específicos, atraindo leads mais qualificados e visibilidade do seu negócio.
Resultados rápidos e o alto impacto são outras vantagens desse tipo de mídia. Se planejada de forma precisa, ela evita que seus anúncios sejam exibidos para pessoas desinteressadas. Além disso, a mídia paga requer acompanhamento e otimizações para que funcione.
Atualmente existe uma variedade de possibilidades para criar e analisar as campanhas pagas. Os principais canais aceitam anúncios de diferentes formatos como imagens estáticas, dinâmicas e vídeos. Para aqueles que estão iniciando no mundo de mídia digital, recomendo a plataforma do Google Ads e Facebook Ads, nos quais é possível encontrar custos rentáveis e alto retorno para o seu negócio.
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